domingo, 9 de março de 2014

DESABAFO

Isso e nada mais. Continuará sendo somente esta a rotina, de qualquer um de nós. Alguns poucos fogem, ou tentam. Alguns dedicam alguns dias, semanas ou meses para viverem de verdade. Mas a esmagadora maioria nem imagina que outra forma é possível.
Às sete horas o relógio desperta e você levanta, assim como foste despertado para o primeiro choro depois de sair do calor físico materno. Em pouco tempo, alguém, por achar que você era sua propriedade, marca sua aparência com cores bem distintas e enfeites específicos, dependendo do seu órgão genital. Donos de sua consciência ainda te batizarão e prometerão, a um ser invisível, que aquela nova criatura que nem imagina o que está acontecendo será seu cordeiro.
Pois bem, já estás de pé, sete e meia, atrasado, se limpando com produtos mágicos que você só tem acesso pela indústria. Ou você sabe exatamente o que fazer se as fábricas de pasta de dentes sumirem de uma hora pra outra?
Não se preocupe, um tempo atrás seu quadril também estava envolto por uma fralda descartável, seus brinquedos de plástico coloridos carregavam uma marca atraente aos pais consumidores e até seu alimento só é providenciado através de uma visita a algum palácio do consumo. Que cada vez se torna mais atraente, iluminado, com cores vibrantes.
Veste sua roupa, e nela estampada, ou etiquetada, alguma marca que você pagou para usar. Isso mesmo, você faz propaganda para alguém, que ganha muito dinheiro com isso e ainda por cima paga. Quanto mais dinheiro a marca ganha, mais você paga para desfilar de garoto propaganda dela.
Dá um beijo no companheiro(a) de cama antes de dividirem seus caminhos rotineiros, pensando no que deu errado, pois não se aturam mais a ponto de não fazerem mais sexo. Durante o dia criará fantasias com outras pessoas e voltará para casa sem nem sequer cogitar levar a cabo o que imaginou, pois está ancorado no seu relacionamento, mesmo que o amor já tenha virado um jogo de tabuleiro, que de vez em quando é retirado do armário na forma de algum gesto carinhoso.
As paixões são realmente a melhor parte da vida, você percebe isso após a puberdade, porém aproveitará pouco, por quanto mais você se experimenta, mais imoral isto parece e mais reprimido você é. Depois, terá escolher alguém e se agarrar até o final da vida, como é o aceitável.
Quanto a estar apaixonado, é a essência da inspiração, e se escrevo aqui é por que por detrás da tela se projeta no meu inconsciente, os olhos da pessoa que queria que estivesse aqui. Sentir o cheiro a cada respirar, sentir a pele a cada superfície que possa minimamente ser macia, ouvir a voz a cada devaneio e sentir-se fraco estando longe. E essa sensação é doce e dolorida. Delirantemente complicada e deliciosamente simples.
Enquanto isto, você não pode se dar ao luxo dessas sensações, nem ao menos a pensar. Agora é o momento do dia (a maior parte da parte útil dele) em que você está vendendo seu corpo e sua mente a alguém, em troca de um pouco de dinheiro. Este pouco de dinheiro será o suficiente para você morar, comer e se sentir iludidamente feliz em alguns momentos.
E por que você é obrigado a viver assim, se a terra oferece as riquezas a todos, sem plaquinha de patrimônio? Porque você tem todo um sistema de pessoas, máquinas, papéis, leis e principalmente armas, que estão aí para defender esta forma de ordem. Obviamente esse complexo sistema, além de sempre ser parcial, é incompetente por natureza em prestar os serviços mínimos necessários para que todos vivam bem.
Ao final, você está de volta ao mesmo lar, e basta ligar a televisão para receber uma rajada de ideias prontas pensadas exclusivamente em te manter no mesmo lugar. No máximo destinada a fazer você almejar comprar algo, de alguma marca. Assim como acabará a sua vida útil, e você estará já sem forças para produzir. Então você ficará sentado, admirando a dignidade de tudo que você fez na vida, que na verdade não foi nada para o seu real querer. Afinal de contas, já será tarde para perceber que nunca foi e jamais será livre.

R.F.

Nenhum comentário:

Postar um comentário